O texto de hoje vai um pouco na nossa tentativa de, nas próximas semanas, procurar desfazer alguns equívocos e desmistificar ideias estereotipadas acerca do autismo. Muitas dessas frases, por mais que possam ser ditas com boa intenção, machucam e revelam pensamentos equivocados que pais de autistas estão carecas de ouvir.
Sabemos que a falta de informação é a principal causa de comentários como esses, por isso fizemos essa publicação como uma forma dos pais poderem compartilhar o conteúdo e disseminá-lo aos amigos.
- “Que bonito seu filho. Nem parece autista!” Essa é uma frase preconceituosa que sugere que existe um padrão visual comum a crianças autistas ou que é incomum que uma criança autista seja bonita. Nunca diga isso e não ache que você está elogiando quando fala algo descabido assim!
- “Vacinas causam autismo… Você tomou as vitaminas na gestação?” Esse é um tipo de frase totalmente equivocada que sugere que o autismo está atrelado à falta de vitaminas ou à vacinação e que implica que os pais da criança não tomaram cuidados devidos. Frase insensível!
- “Agora virou moda ser autista” Estima-se que atualmente 70 milhões de pessoas no mundo sejam autistas. Autismo não é uma “moda”. Acontece que, felizmente, hoje em dia há profissionais especializados em autismo e as informações estão muito mais difundidas que anos atrás, por isso mais pessoas são diagnosticadas com autismo.
- “Seu filho é muito (insira aqui a característica) para um autista” Ouvir alguém dizer que a criança “nem parece autista”, que ela é “muito comunicativa até… muito agitada” ou qualquer outro tipo de comentário como esse reforça uma ideia estereotipada de autismo e ignora que o autismo é um espectro com diferentes níveis de intensidade e sinais manifestos.
COMPARTILHAR