Ecolalia é, basicamente, a atitude regular de repetição de frases. Ela pode acontecer quando a criança repete o que ela acabou de dizer ou o que os outros falaram. É um hábito persistente e não apenas circunstancial.
A repetição pode ser imediata, mas também pode ocorrer horas depois da frase original ter sido dita. Discursos podem ser reproduzidos de modo exato ao que foram proferidos.
É preciso, antes de procurar estratégias para mitigar a ecolalia, compreender as razões e as circunstâncias em que ela aparece e por que ela pode ser um problema para o autista.
Em certas ocasiões, por exemplo, a ecolalia pode aparecer quando a criança quer reforçar um pedido e não encontra um modo de comunicá-lo. Em outras, ela pode surgir como uma tentativa de interação social.
O fonoaudiólogo será responsável por compreender o contexto dessas situações e identificar o porquê e quando elas ocorrem, encontrando os significados implícitos nesse tipo de comunicação.
Na terapia, ele desenvolverá mecanismos capazes de atenuar ou mitigar tais hábitos, traçando estratégias pensadas a partir do dia a dia da criança autista.
É importante ressaltar também que o tratamento fonoaudiológico da mais quando trabalhado ao lado de outros profissionais clínicos que possam atuar nas mais diversas frentes, como o psicológo ou o terapeuta ocupacional.
Um ambiente capaz de reunir todos esses profissionais proporciona uma coordenação das estratégias e um resultado mais eficaz.
COMPARTILHAR