É possível que alguém se torne autista ao longo da vida?

As nossas últimas publicações sobre causas do autismo têm interessado muitos pais e essa troca é muito bacana porque eles trazem questões que são de interesse do público em geral.

Esses dias, um deles nos perguntou se era possível alguém se tornar autista durante a vida ou “adquirir” autismo.

Pensando nisso, elaboramos essa publicação como forma de esclarecer essas dúvidas e falar um pouco sobre o autismo regressivo.

É possível adquirir autismo?

Não! O autismo é um transtorno de desenvolvimento. Isso significa que ninguém pode “adquirir” autismo, nem mesmo através de traumas, alimentação ou acidentes durante a vida.

E o autismo regressivo?

Existem casos raros em que uma criança se desenvolve de maneira típica até os 18 meses e depois perde habilidades emocionais e de comunicação que desenvolveu até então. Mesmo nesses casos já havia predisposição e ela não adquiriu o autismo.

Então o autismo regressivo não tem a ver com vacinas?

Muitos pais acham que a manifestação do autismo regressivo tem a ver com vacinas porque coincide com a época em que as crianças tomam a vacina da tríplice viral, mas não há relação.

O que ocorre então?

Nos casos de autismo regressivo, neurocientistas afirmam que isso ocorre por conta de uma poda neuronal, espécie de processo de autolimpeza do cérebro que desliga sinapses presentes para dar espaço a novas.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =

Rolar para cima
Open chat