Quem nunca precisou de uns dias de descanso após algum momento de interação social intensa como uma festa ou uma excursão? Você sabia que isso tem nome?
Chama-se ressaca social e vem do inglês ‘social hangover’, descrevendo geralmente o tempo de isolamento que precisamos para ‘recarregar as baterias’.
Com autistas, a ressaca social pode ser um pouco mais intensa, manifestando-se através de desgaste físico, dores de cabeça ou no corpo e hipersensibilidade.
Ela pode surgir depois de uma brincadeira, de uma roda de conversa ou até mesmo depois da família receber visitas em casa.
Mas ela passa. É necessário dar ao autista paciência e compreensão, já que ele pode precisar de alguns dias para se recompor.
O que é?
Ressaca social é a sensação de exaustão que ocorre ao autista após ele ter passado por um cenário de interação social, precisando de um tempo de descanso para recuperar a energia.
Onde ela ocorre?
Ela não acontece somente após festas ou locais com muita interação, mas pode surgir também depois de uma brincadeira, de um passeio, de uma roda de conversa e até mesmo quando a família recebe visitas em casa.
Como ela se manifesta?
O autista pode sentir cansaço mental e também revelar sintomas físicos de desgaste, como dores no corpo, dor de cabeça, sonolência e hipersensibilidade.
E como passa?
Normalmente o autista optará por ficar um tempo isolado até que ele consiga “recarregar a bateria”. A situação pode durar alguns dias.
COMPARTILHAR