O que é ressaca social e como ela se manifesta no autismo?

Quem nunca precisou de uns dias de descanso após algum momento de interação social intensa como uma festa ou uma excursão? Você sabia que isso tem nome?

Chama-se ressaca social e vem do inglês ‘social hangover’, descrevendo geralmente o tempo de isolamento que precisamos para ‘recarregar as baterias’.

Com autistas, a ressaca social pode ser um pouco mais intensa, manifestando-se através de desgaste físico, dores de cabeça ou no corpo e hipersensibilidade.

Ela pode surgir depois de uma brincadeira, de uma roda de conversa ou até mesmo depois da família receber visitas em casa.

Mas ela passa. É necessário dar ao autista paciência e compreensão, já que ele pode precisar de alguns dias para se recompor.

O que é?

Ressaca social é a sensação de exaustão que ocorre ao autista após ele ter passado por um cenário de interação social, precisando de um tempo de descanso para recuperar a energia.

Onde ela ocorre?

Ela não acontece somente após festas ou locais com muita interação, mas pode surgir também depois de uma brincadeira, de um passeio, de uma roda de conversa e até mesmo quando a família recebe visitas em casa.

Como ela se manifesta?

O autista pode sentir cansaço mental e também revelar sintomas físicos de desgaste, como dores no corpo, dor de cabeça, sonolência e hipersensibilidade.

E como passa?

Normalmente o autista optará por ficar um tempo isolado até que ele consiga “recarregar a bateria”. A situação pode durar alguns dias.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − 3 =

Rolar para cima
Open chat