Nós sabemos que para os pais, todo cuidado é pouco. Pensando nisso, elaboramos essa publicação de modo a sinalizar alguns dos acidentes mais comuns com crianças autistas a fim de evitá-los:
- Crianças autistas podem ter dificuldades para se orientar espacialmente e para perceber direções, por isso é importante tomar cuidado para que a criança não se perca nem se machuque em ambientes menos familiares.
- É possível que o escuro também desoriente a criança. Somada à questão da direção, deve-se tomar cuidado para evitar quedas e machucados.
-
A percepção da criança também deve ser levada em conta em situações de socialização. Embora as crianças autistas procurem ambientes familiares, a dificuldade para identificar se algumas pessoas são conhecidas ou não deve servir de alerta aos pais.
-
Deve-se atentar também à sensibilidade. Embora crianças autistas sejam geralmente mais sensíveis aos sentidos, outras delas podem não sentir ou demonstrar dor. Objetos que possam ferir a criança devem ser evitados e a saúde deve ser checada periodicamente.
COMPARTILHAR