Por que é importante realizar o diagnóstico precoce no TEA?

Se você é um seguidor fiel da Pequenos Passos, com certeza já nos ouviu falar sobre a importância do diagnóstico precoce. Mas você sabe por que ele é essencial? Muitas vezes o diagnóstico tarda a acontecer porque prefere-se esperar mais um tempo para investigar questões específicas da criança já que acreditam que cada uma tem o seu tempo e ritmo particular. É uma realidade que cada criança é única, mas também é importante frisar que um diagnóstico tardio pode acabar interferindo na qualidade de vida da criança autista.

Por que realizar um diagnóstico precoce?

  1. Melhora a qualidade de vida da criança autista
  2. Oferece a ela a chance de contornar e atenuar certos problemas de aprendizagem
  3. Auxilia na hiperssensibilidade sensorial, motivo de muito estresse para a criança
  4. Ajuda na integração social da criança com a família e o ambiente
  5. Desenvolve modos alternativos de comunicação

A hiperssensibilidade sensorial é um dos principais pontos. Reações intensas aos sentidos podem ser motivos de muito estresse para a criança e podem levá-la a crises de desregulação.

Além disso, a aprendizagem, a comunicação e a interação social da criança podem ficar comprometidas caso ela não receba um acompanhamento especializado desde cedo.

Você tem alguma dúvida? Procure-nos! Temos profissionais qualificados e humanizados para realizar o diagnóstico e todo o acompanhamento posterior, se necessário.

 

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =

Rolar para cima
Open chat