Você reforça positivamente a criança autista?

Você reforça positivamente a criança autista?Muitos pais vêm nos perguntar: por que eu devo reforçar tanto o meu filho positivamente? Eu devo fazer isso a vida toda?

Com intervenção precoce e um profissional terapêutico competente, a chance de crianças autistas passarem a executar comportamentos e ações desejadas são maiores.

O reforço positivo funciona como uma espécie de recompensa pelo ato adequado e psicopedagogos são preparados para trabalhar com atenção essas atividades com a criança.

No entanto, quanto mais a criança tiver os reforços adequados em casa, mais ela praticará os comportamentos adequados e deixará de lado os negativos.

Por que reforçar?

O reforço é uma espécie de recompensa por uma ação adequada ou que você queira estimular na criança.

Por meio dos comportamentos sociais básicos (sorrisos, carinhos, atenção) uma criança típica tem essa atitude estimulada.

Para a criança autista, no entanto, os hábitos adequados necessitam de reforços concentrados, como brinquedos, alimentos ou alguma recompensa tangível que a criança possa associar ao comportamento.

É como se ela entendesse que agir daquela maneira é bom, fazendo isso mais vezes.

Como realizar o reforço positivo?

O jeito mais produtivo de fazer com que a criança associe o comportamento ao reforço positivo é oferecer uma recompensa a ela logo depois dela executar o ato desejado.

É preciso que a atitude e o reforço se apresentem a ela como dotados de uma relação de causa e efeito, de modo que as ligações se fortaleçam com o tempo.

Existe reforço negativo?

Uma das maneiras mais utilizadas para se evitar que a criança incorra em certos comportamentos é não oferecendo um reforço positivo para ela, o que chama-se em psicologia de extinção.

Ela faz birra por algum motivo? É importante que numa hora dessas não se ceda a ela, para que a criança não ligue a atenção à ação inadequada. Mas tome cuidado: não confunda birra com uma crise de desregulação.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dez =

Rolar para cima
Open chat