Por que o método Bobath é tão eficaz na fisioterapia?

Por que o método Bobath é tão eficaz na fisioterapia?Por ser uma abordagem que prioriza os aspectos interdisciplinares, o método Bobath é capaz de trabalhar a coordenação motora da criança ao lado de suas funções sensoriais, perceptivas e também adaptativas.

Ele é muito mais eficaz quando trabalhado em um espaço dotado de outros profissionais psicopedagógicos que podem traçar em conjunto estratégias que auxiliem no desenvolvimento da criança.

O que é o método Bobath?

Criado em 1940 pela Dra. Berta Bobath, fisioterapeuta e também neuropsiquiatra, trata-se de uma intervenção voltada para pessoas com problemas de movimento e postura causadas por questões relativas ao sistema nervoso.

Diferente de outros métodos, ele é voltado também para a compreensão das esferas cognitivas e perceptivas da aprendizagem da criança.

Como ele funciona?

De modo geral, o método Bobath utiliza técnicas baseadas nas questões sensoriais e motoras da criança, além de levar em conta também abordagens interdisicplinares que permitam a solução dos problemas em mais de uma área.

Pontos de controle são alguns dos principais recursos trabalhados: a criança deve aprender a se movimentar
utilizando pontos estratégicos do corpo como a cabeça ou os ombros aprimorando o seu controle.

Quando procurar?

Por ser uma abordagem interdisciplinar, o método Bobath funciona muito bem ao lado de outras terapias e os ganhos são ainda maiores quando trabalhados em um ambiente em que os profissionais estejam alinhados com o desempenho das tarefas.

Ele é recomendado para crianças com Síndrome de Down, paralisia cerebral ou quaisquer outros problemas em seu desenvolvimento motor.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 5 =

Rolar para cima
Open chat